AUDIÊNCIA PÚBLICA COM ATS

por ndy publicado 01/04/2019 09h30, última modificação 01/04/2019 09h30
A Câmara Municipal de Presidente Kennedy-TO, juntamente com a Prefeitura Municipal realiza, neste dia 28 de março de 2019, Audiência Pública para discutir a possibilidade de retirar a concessão do fornecimento de água da ATS- Agência Tocantinense de Saneamento.

Neste dia 28 de março de 2019 ocorreu Audiência Pública na Sala de Sessões da Câmara Municipal de Presidente Kennedy-TO, com a finalidade de expor ao público em geral e munícipes da localidade solução para a questão da debilidade que envolve o fornecimento de água no município.

Na abertura falou o Presidente da Casa Legislativa Municipal, Wnicyus Vieira Lopes afirmando que a falta de fornecimento água tem causado uma grande perturbação aos moradores locais e que “atualmente o que se vê passar por nossas torneiras é apenas vento e que o vento em si não pode ser objeto de cobrança pela Entidade Fornecedora, a A.T.S.”Posteriormente, com a palavra, a Advogada da A.T.S., Laila Gabriele Amaral Brito “afirmou que todas as providência estão sendo tomadas para resolução do problema” e, inclusive, aconselhou os populares presentes “a economizarem água” e que o Presidente da Entidade fornecedora não estaria presenta à Audiência em razão “de ter permanecido na Capital procurando, por lá, soluções ao problema.”

Em seguida falou o Engenheiro responsável da A.T.S., afirmando que “existem investimentos, relacionados a projetos passados, para solução do problema” bem como que “a quantidade de água produzida pelos poços existentes no Município, não é suficiente para manter o sistema hídrico em pleno funcionamento.”

O Engenheiro atribuiu o fundamento do problema à anterior Gestão da ATS, e afirmou que não depende apenas dos integrantes da Entidade, pois que, apenas complementam o sistema que evolve todo o saneamento de água.

Falou o Prefeito do Município, Ailton Francisco, esclarecendo que “a Audiência ocorre para se decidir qual a direção que o Município deveria tomar frente à falta de solução do problema pela entidade fornecedora e que não se trata de solicitar à Agência a tomada se solução e sim de se definir o rumo a ser tomado pelo Município.”

Assim, foi dado oportunidade para a A.T.S. apresentar suas explicações a respeito de possíveis soluções concretas a serem tomadas para que se resolva o problema, mas a população local não se convenceu dos argumentos da Advogada de defesa que representa a Entidade fornecedora.

Por fim, o população local, por voto e decisão direta, afirmou que deseja a retirada do fornecimento do serviço da A.T.S. para que o mesmo seja executado satisfatoriamente por uma empresa diversa.