Sessão Plenária da Câmara de Presidente Kennedy apresenta indicações ao Executivo Municipal e recebe Conselho Tutelar

por ndy publicado 28/04/2021 20h00, última modificação 28/04/2021 20h00

Na sessão plenária dessa terça-feira, 27, foram apresentadas, discutidas e votadas matérias para evidenciar benefícios aos cidadãos kennedyenses, como as proposituras voltadas para as medidas de prevenção ao contágio do novo coronavírus, atenção aos animais errantes e melhoria na infraestrutura do município.

De acordo com o Vereador Fábio Félix (PSD) em razão da retomada do avanço do novo coronavírus, responsável pela doença Covid-19, medidas imediatas de atendimento e controle da doença, bem como medidas de prevenção precisam ser adotadas emergencialmente.

Solicitando que o executivo edite novo decreto municipal que atenda o protocolo da Organização Mundial da Saúde, como forma de não causar pânico na população, mas sim orientar e cuidar com ações preventivas, estabelecendo horário de funcionamento de bares, restaurantes e comércio em geral, obedecendo o uso de máscaras, disponibilização de álcool em gel e distanciamento de mesas e cadeiras.

O vereador José Barbosa indicou a necessidade de construção dos meios fios no asfalto do Setor Aeroporto, como forma de auxiliar na manutenção dos bens públicos como por exemplo a pavimentação já existente no local. Fortalecendo assim a importância de melhorar a infraestrutura local, promovendo as melhorias necessárias ao município.

A Câmara recebeu ainda a visita dos membros do Conselho Tutelar, que trouxeram algumas informações sobre o trabalho prestado no município e expôs também algumas dificuldades, desafios e solicitações da categoria, que luta diariamente pela promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente, sem que existam tréguas na defesa dos que necessitam dos seus serviços. Apontando ainda a necessidade de fortalecimento da Rede de Atendimento da Criança e do Adolescente e do Sistema de Garantias de Direitos que trabalham precariamente, mas que tem o Conselho Tutelar como principal elo de ligação entre a comunidade e as autoridades constituídas na luta pela prevenção das crianças e adolescentes em Presidente Kennedy.

O Vereador Fábio Félix apresentou ainda projeto de indicação sobre animais errantes, justificando que diante das constantes reclamações dos moradores sobre os animais que ficam perambulando soltos pelas vias públicas, ruas e estradas do município faz-se necessário estudar e colocar em prática medidas de proteção e defesa dos animais, associadas à responsabilidade social em saúde pública, no município de Presidente Kennedy/TO.

O Presidente da casa informou ainda que há muitos animais abandonados, e estimular a adoção destes animais também é uma oportunidade de diminuir de forma significativa o número de animais nas vias públicas.

“Ressalto ainda que, diante do alegado acima, urge a necessidade da criação de Políticas Públicas de controle de Zoonoses com o intuito de evitar a transmissão de doenças entre animais e pessoas, bem como, ataques de cães a pedestres, visando assim, a educação ambiental no que concerne à proteção de animais e seu habitat. De mais a mais, A Secretaria Municipal de Saúde, Meio Ambiente e Educação, poderão, juntamente, propor iniciativas que reduzam o abandono de cães e gatos e o risco que isso pode causar a população” Destacou o vereador.